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O assistente administrativo é uma peça fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização. Este profissional garante que as atividades organizacionais sejam realizadas eficientemente.
Sua principal função é oferecer suporte às mais diversas atividades empresariais, seja nos setores de recursos humanos, financeiro, operacional ou comercial. O assistente administrativo está diretamente envolvido na gestão de documentos, produção de relatórios, controle de agendas e organização de processos.
Entretanto, suas responsabilidades podem variar conforme o setor de atuação e o departamento ao qual está inserido. Por isso, ele pode ser responsável tanto por atendimento ao cliente ou fornecedores quanto pelo suporte logístico para reuniões, ou eventos empresariais.
Devido a essa diversidade de funções que você pode exercer, é importante personalizar seu currículo de assistente administrativo conforme a área e as exigências da vaga. Vamos te mostrar como fazer isso para destacar todo o seu potencial!
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Exemplos de currículo de Assistente Administrativo
Os nossos exemplos de currículos profissionais podem te inspirar ainda mais!
Erick Barbosa Neto
Rio de Janeiro, RJ
(21) 6600-2011
erick.barbosa@brmail.com
linkedin.com/erick
Perfil Profissional
Assistente administrativo com 10 anos de experiência em criação de planilhas e suporte na gestão de processos. Apto para a utilização de Excel e Word, gerando documentos com informações claras e precisas que facilitem a análise de dados.
Histórico Profissional
Fevereiro 2023 – Atual
Banco Santander – Rio de Janeiro, RJ
Assistente Administrativo
- Suporte administrativo aos setores da empresa, atuando em atividades de controle para a geração de relatórios.
- Suporte a profissionais de diferentes áreas para organização de processos, garantindo mais agilidade e eficácia a toda a equipe.
- Previsão de contas a pagar e receber, incluindo conciliação de recebíveis, garantindo a conformidade com o planejamento financeiro.
Agosto 2018 – Janeiro 2023
Banco Bradesco S.A – Rio de Janeiro, RJ
Assistente Administrativo
- Elaboração de correspondências e documentações diversas, eletrônicas e impressas, enviando-as a clientes e fornecedores.
- Uso de plataformas de apoio para controle operacional, incluindo softwares de gestão de processos, para otimizar a eficiência nas atividades diárias.
- Apoio na organização de eventos internos e externos, contribuindo para a divulgação dos serviços prestados pela empresa.
Março 2016 – Julho 2018
Banco Itaú – Rio de Janeiro, RJ
Assistente Administrativo
- Organização de correspondências físicas e eletrônicas, prezando pela confidencialidade dos dados.
- Emissão de notas fiscais, garantindo o cumprimento das obrigações legais da empresa e preservando os direitos dos clientes.
- Auxílio aos gerentes com tarefas de suporte administrativo, como atendimento telefônico e via e-mail, organizando os arquivos físicos do escritório.
Formação Acadêmica
2013 – 2015
FGV – Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro
MBA em Gestão Empresarial
2008 – 2012
PUC – Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro
Graduação em Administração
Habilidades e Competências
- Planejamento e execução de eventos corporativos;
- Organização para controle de atividades e prazos;
- Conhecimento em finanças para o controle de contas;
- Elaboração de relatórios detalhados;
- Comunicação clara e efetiva;
- Bom relacionamento com a equipe, clientes e fornecedores;
- Postura profissional para transmitir credibilidade;
- Atitude positiva para melhorar o ambiente de trabalho.
Idiomas
Inglês – B2
Intermediário
Espanhol – A2
Básico
Informações Adicionais
- Familiaridade com sistemas de gestão ERP (SAP e Microsiga);
- Domínio do Microsoft Office e Google Workspace para criação de apresentações, planilhas e relatórios;
- Conhecimento em softwares de Gestão Financeira (QuickBooks e ZeroPaper).
Modelos de currículo para Assistente Administrativo
Você sabia que escolher o modelo certo de currículo ajuda o recrutador a identificar o seu perfil profissional? Se você é um candidato moderno e dinâmico, utilize modelos mais contemporâneos e profissionais que demonstram inovação e versatilidade. Mas se você é um assistente mais tradicional, que atua em setores mais conservadores, opte por modelos simples e com pouco apelo visual
Para te ajudar nessa tarefa, o nosso gerador de currículos disponibiliza uma grande variedade de modelos de currículos. Todos desenhados para que suas informações fiquem legíveis. Por tanto, escolha aquele que melhor lhe representa, inclua suas informações, faça as edições, adicione uma foto, se desejar, e baixe o seu currículo de assistente administrativo em PDF ou outro formato.
Escolha o formato certo para o seu currículo de Assistente Administrativo
Você concorda que um candidato que acabou de entrar no mercado de trabalho precisa de um currículo diferente daquele profissional com anos de experiência?
Por isso, escolher o formato certo de currículo ajuda a aumentar suas chances de destacar seus diferenciais competitivos.
Organize as informações do seu currículo conforme o seu nível de experiência. Se você está buscando o primeiro emprego, é melhor optar pelo formato “funcional”, que enfatiza suas “Habilidades” na área. Por outro lado, se você já tem experiência profissional, utilize o formato “cronológico reverso” para valorizar sua carreira, destacando suas “Experiências” da mais recente para a mais antiga.
Como fazer um currículo de Assistente Administrativo
Vamos iniciar um passo a passo explicando quais são as seções obrigatórias que o seu currículo precisa ter. Além disso, você contará com dicas de redação especializada para destacar suas qualificações e aumentar suas chances no processo seletivo, mesmo sem ter experiência na área!
Informação de contato
Esta seção deve estar no topo do seu currículo e você precisa incluir, apenas, estes dados:
- Nome completo;
- Local de residência (cidade e estado);
- Telefone celular;
- E-mail (que transmita profissionalismo e seriedade);
- Perfil profissional no LinkedIn (opcional).
Exemplo de informação de contato para assistente administrativo
Erick Barbosa Neto
Rio de Janeiro, RJ
(21) 6600-2011
erick.barbosa@brmail.com
linkedin.com/erick
Perfil e objetivo profissional
Para mostrar ao recrutador que você é o candidato certo, faça um pequeno resumo profissional de três a quatro linhas que fique em destaque no seu currículo.
Se você está mudando de empresa e já possui experiência no mercado, inclua um perfil profissional que apresente sua trajetória, treinamentos, habilidades, formação ou algum diferencial relevante. Já para quem busca o primeiro emprego ou está migrando de profissão e ainda não tem muita experiência como assistente administrativo, o foco deve ser nos objetivos profissionais.
Para adequar seu perfil ou objetivo aos interesses do empregador, leia atentamente a descrição da vaga e inclua informações importantes ou palavras-chave. Por exemplo, organização, gestão de documentos e atendimento ao cliente. Dessa forma, você demonstrará alinhamento com a oferta de trabalho e aumentará suas chances de ser selecionado.
Exemplos de perfil profissional no currículo de assistente administrativo
- Assistente administrativo com 10 anos de experiência em criação de planilhas e suporte na gestão de processos. Apto para a utilização de Excel e Word, gerando documentos com informações claras e precisas que facilitem a análise de dados.
- Sete anos de experiência como assistente administrativa, prestando atendimento aos clientes e apoio na gestão de documentos físicos e digitais. Organizada e com postura profissional, transmitindo confiança aos clientes, atribuindo credibilidade às atividades realizadas.
Experiência profissional
Esta seção é o pilar central dos currículos de candidatos experientes. Por isso, é fundamental dedicar-se com atenção para incluir informações que estejam em sintonia com os requisitos da vaga. Por exemplo: controle de documentos, organização de arquivos, emissão de relatórios, atendimento ao cliente, suporte a equipes e gestão de agenda.
Dessa forma, selecione no máximo três experiências e organize-as da mais recente para a mais antiga.
Porém, se este é o seu primeiro currículo, você pode incluir experiências em outras funções relevantes para o setor administrativo. Os recrutadores valorizam, também, candidatos que tenham experiências práticas, como estágios, atividades universitárias, voluntariado ou qualquer outra vivência profissional. É a partir disso que você conseguirá mostrar que desenvolveu habilidades essenciais para a função desejada.
Preencha essa seção com estas informações:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo (início e fim do contrato);
- Nome da empresa ou organização onde trabalhou;
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Exemplo de experiência profissional no currículo de assistente administrativo
Fevereiro 2023 – Atual
Banco Santander – Rio de Janeiro, RJ
Assistente Administrativo
- Suporte administrativo aos setores da empresa, atuando em atividades de controle para a geração de relatórios.
- Suporte a profissionais de diferentes áreas para organização de processos, garantindo mais agilidade e eficácia a toda a equipe.
- Previsão de contas a pagar e receber, incluindo conciliação de recebíveis, garantindo a conformidade com o planejamento financeiro.
Agosto 2018 – Janeiro 2023
Banco Bradesco S.A – Rio de Janeiro, RJ
Assistente Administrativo
- Elaboração de correspondências e documentações diversas, eletrônicas e impressas, enviando-as a clientes e fornecedores.
- Uso de plataformas de apoio para controle operacional, incluindo softwares de gestão de processos, para otimizar a eficiência nas atividades diárias.
- Apoio na organização de eventos internos e externos, contribuindo para a divulgação dos serviços prestados pela empresa.
Março 2016 – Julho 2018
Banco Itaú – Rio de Janeiro, RJ
Assistente Administrativo
- Organização de correspondências físicas e eletrônicas, prezando pela confidencialidade dos dados.
- Emissão de notas fiscais, garantindo o cumprimento das obrigações legais da empresa e preservando os direitos dos clientes.
- Auxílio aos gerentes com tarefas de suporte administrativo, como atendimento telefônico e via e-mail, organizando os arquivos físicos do escritório.
Formação acadêmica
Enquanto algumas empresas aceitam candidatos com o ensino médio completo, outras exigem diploma de nível técnico ou superior em Administração, ou áreas correlatas. Além disso, uma especialização ou pós-graduação pode ser um grande diferencial em processos seletivos concorridos para assistentes administrativos de grandes empresas.
Então, adote o formato cronológico reverso e liste sua formação acadêmica mais recente para a mais antiga. Não é necessário incluir a escolaridade básica. Informe o nome da instituição, do curso e o ano de conclusão ou a previsão de término.
Exemplo de formação acadêmica para assistente administrativo
2013 – 2015
FGV – Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro
MBA em Gestão Empresarial
2008 – 2012
PUC – Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro
Graduação em Administração
Habilidades ou competências
Trabalhar em um ambiente administrativo, seja dentro ou fora do escritório, exige do candidato uma série de habilidades. Por isso, leia atentamente a descrição da vaga para alinhar suas habilidades com o que o empregador está buscando.
Os recrutadores querem saber se você tem as competências necessárias para desempenhar bem o seu futuro trabalho.
Inclua entre seis a dez habilidades técnicas e interpessoais. As técnicas são aquelas que você desenvolveu ao longo de sua carreira, como, por exemplo, o domínio de planilhas e ferramentas de análise de dados, como Excel ou Google Sheets. Já as interpessoais estão relacionadas com sua personalidade e como você interage com outros profissionais e clientes no ambiente de trabalho, como trabalho em equipe e comunicação eficaz.
Exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para assistente administrativo
Habilidades técnicas
- Planejamento e execução de eventos corporativos;
- Organização para controle de atividades e prazos;
- Conhecimento em finanças para o controle de contas;
- Elaboração de relatórios detalhados.
Habilidades interpessoais
- Comunicação clara e efetiva;
- Bom relacionamento com a equipe, clientes e fornecedores;
- Postura profissional para transmitir credibilidade;
- Atitude positiva para melhorar o ambiente de trabalho.
Idiomas
Atualmente, a maioria das grandes empresas ou organizações possuem parcerias, ou participam de projetos internacionais. Para trabalhar neste ambiente corporativo, é bastante importante demonstrar habilidades linguísticas. Por isso, o nosso gerador lhe permite destacar os idiomas que você fala e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idiomas para assistente administrativo
Inglês – B2
Intermediário
Espanhol – A2
Básico
Seções adicionais
Além do idioma, você tem a oportunidade de destacar outras informações profissionais relevantes que podem ser seu grande diferencial competitivo.
É possível incluir informações adicionais, cursos, certificações, habilidades em informática, treinamentos ou qualificações profissionais. Outros candidatos usam essa seção para mencionar sua disponibilidade imediata para trabalho, experiência internacional, entre outras informações.
Exemplo de informações adicionais para assistente administrativo
- Familiaridade com sistemas de gestão ERP (SAP e Microsiga);
- Domínio do Microsoft Office e Google Workspace para criação de apresentações, planilhas e relatórios;
- Conhecimento em softwares de Gestão Financeira (QuickBooks e ZeroPaper).
Como fazer uma carta de apresentação para Assistente Administrativo
Um candidato que dedica um tempo para escrever uma carta de apresentação é visto com bons olhos pelos recrutadores. Se você quiser agilizar esse processo, use um de nossos modelos de carta e tenha em mãos um documento que lhe dará a oportunidade de detalhar melhor suas experiências, qualificações e interesse pela posição de trabalho.
Os candidatos inexperientes devem usar a carta para destacar suas habilidades, vontade de aprender e crescer na profissão. Com isso, você pode convencer o recrutador a convidá-lo para uma entrevista.
Encontre muito mais conteúdo especializado em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Assistente Administrativo
Revise todo o seu currículo com muita atenção
Para demonstrar profissionalismo e atenção aos detalhes, faça uma grande correção gramatical quando terminar de escrever o seu currículo. Utilize os recursos de correção ortográfica do nosso gerador ou peça ajuda se precisar para garantir que o seu currículo não seja eliminado da seleção.
Envie uma carta de apresentação
Se você não sabe por onde começar, use o nosso gerador para escrever sua carta de apresentação de forma mais rápida e eficaz com conteúdo escrito por especialistas.
Envie um currículo de uma página
Você que lida com muitos documentos, sabe que os recrutadores darão preferência aos currículos que são objetivos e que contenham apenas as informações mais importantes. Por isso, resuma toda a sua vida profissional em uma única página.
Adapte seu currículo para cada oferta
Nunca envie o mesmo currículo genérico para todas as vagas de trabalho. Um currículo de assistente administrativo assim não chamará a atenção do recrutador e ficará de fora da seleção. Utilize as palavras-chave que aparecem na descrição da vaga para adequar o seu currículo à oportunidade de trabalho específica, pois cada empresa é única e pode exigir requisitos diferentes das outras.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo, preencher e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional de assistente administrativo e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional. Você pode encontrar um resumo profissional pronto para primeiro emprego e personalizar conforme sua necessidade.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Assistente Administrativo
Preciso ter mais de uma versão de meu currículo de assistente administrativo?
Sim! Para aumentar suas chances de ter o currículo selecionado, é importante personalizá-lo conforme os requisitos do anúncio de emprego. Embora a área de atuação de um assistente administrativo seja ampla, ela também é bastante especializada, permitindo que o profissional atue em setores como financeiro, recursos humanos, logística e atendimento ao cliente, entre outras funções.
Se você utiliza apenas uma única versão do currículo para se candidatar a vagas em setores diferentes, pode estar arriscando perder grandes oportunidades de emprego. Cada área exige habilidades e experiências específicas, por isso, é fundamental adaptar seu currículo conforme as demandas da vaga.
Sempre crie um currículo específico para cada oportunidade, mesmo que as funções tenham algumas similaridades. Dessa forma, você aumenta suas chances de passar pelo sistema de rastreamento ATS e garantir que o recrutador análise seu perfil, ampliando suas oportunidades de ser chamado para a entrevista.
Devo enviar o meu currículo de assistente administrativo em PDF ou outro formato eletrônico?
Se não for especificado na descrição da vaga, escolha sempre o formato em PDF. O arquivo salvo em PDF pode ser aberto em qualquer computador, celular ou tablet usando uma variedade de programas e manterá intacto a formatação original.
Além disso, este formato eletrônico é o mais seguro e evita que alguém altere suas informações. Um documento enviado em PDF demostra profissionalismo com a apresentação de dados, algo muito valorizado no área administrativa.
Devo mencionar meus hobbies e interesses pessoais no meu currículo de assistente administrativo?
Você tem muita experiência na área? Então, não precisará incluir essa seção. Use o espaço para informações mais relevantes, como certificados, cursos, oficinas profissionalizantes, intercâmbios ou outras qualificações que agreguem valor à sua candidatura.
Por outro lado, se você está buscando o primeiro emprego porque é recém-formado e está iniciando sua carreira, certamente não tem muita experiência nesse setor. Para evitar que seu currículo fique com espaços em branco, incluir uma seção sobre hobbies e interesses pode ser uma boa estratégia para mostrar um pouco mais sobre sua personalidade e perfil profissional.
Seja seletivo e conciso. Mencione apenas atividades relevantes ao cargo, sem entrar em detalhes. Evite interesses genéricos, como leitura, viagens, esportes e cinema, pois eles não contribuem para diferenciar seu perfil.
Por exemplo, você pode mencionar que participa de projetos voluntários de organização e arquivamento de documentos ou que tem interesse por cursos de produtividade e eficiência no ambiente de trabalho. Isso demonstra que você possui habilidades interpessoais, organização e proatividade, características altamente valorizadas para a profissão de assistente administrativo.
Exemplos de currículo
- Currículo de Jovem aprendiz
- Currículo de Primeiro emprego
- Currículo de técnico de enfermagem
- Currículo de Promotor de Vendas
- Currículo de Representante Comercial
- Currículo de Manicure
- Currículo de Motorista de Caminhão
- Currículo de Estágio de Direito
- Currículo de Secretária Recepcionista
- Currículo de Caixa de Supermercado
Administre o sucesso da sua carreira com o seu novo Currículo de Assistente Administrativo
Você está mais perto de conquistar o emprego dos seus sonhos! Não perca mais tempo e acesse hoje mesmo o nosso gerador de currículos para criar seu currículo de assistente administrativo.
Aproveite todas as nossas dicas especializadas para destacar seus diferenciais competitivos, seja você um profissional experiente ou um candidato que está entrando no mercado de trabalho. Faça seu currículo com todos os nossos recursos e aumente suas chances de sucesso!
* Bold não é associada à essas empresas.