- Nossos usuários foram contratados por : *Foot Note
Uma das vantagens de ser designer gráfico é que você pode atuar em diferentes campos. Há muitas oportunidades para os profissionais mais qualificados, do mercado editorial e web design à identidade visual de marcas. A desvantagem é que, a concorrência também é grande. Então, é importante saber como competir pelas melhores vagas de emprego. Neste guia, você descobrirá quais são as informações que não podem faltar em seu currículo de designer, erros que deve evitar e como colocar suas melhores qualidades para chamar a atenção do empregador.
Busque aqui
Nesta página você encontrará:
- Exemplos de currículo de designer gráfico
- Modelos de currículo de designer gráfico
- Escolha o formato de currículo ideal para designer gráfico
- Como escrever um currículo de designer gráfico
Exemplos de currículo de designer gráfico
Independentemente do seu nível de experiência, seja você um designer gráfico com uma carreira consolidada ou um talento recém-saído da faculdade, elaboramos um modelo de currículo sob medida para auxiliar na sua busca por uma nova posição, acompanhado de orientações direcionadas para cada um desses perfis.
Nossa missão é simplificar o processo de elaboração de um currículo que seja sua porta de entrada para uma nova oportunidade ou que viabilize uma transição em sua trajetória profissional, tornando a tarefa consideravelmente menos complexa.
Ana Carolina Silva
Vitória, ES
(27) 23456 7890
ana.silva@brmail.com
Portfólios
www.behance.net /anasilva
https://www.bem-te-vi.com
Perfil profissional
Designer gráfica especialista em identidade corporativa, hábil na criação de logomarcas, materiais de marketing e design de sites. Profissional dinâmica e criativa, com foco na satisfação do cliente.
Experiência profissional
Outubro 2022 – Atual
Autônoma – Vitória
Designer gráfico
- Criação de artes para divulgação em redes sociais, dispondo os elementos de comunicação visual de forma harmoniosa e objetiva para alcançar e engajar público-alvo do perfil.
- Desenvolvimento de identidades visuais, combinando os elementos gráficos com os valores referentes às marcas para facilitar o reconhecimento frente ao mercado, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
- Produção de infográficos e desenvolvimento de animações para sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos, atendendo aos requisitos de clientes.
Janeiro 2021 – Outubro 2022
Plim Design – Vitória
Designer gráfico
- Criação de arquivos de imagens para uso com métodos de impressão digitais ou tradicionais.
- Criação de identidades visuais corporativas com um design baseado na coesão entre elementos como logotipos e banners.
- Comunicação com o cliente e a equipe comercial a fim de alinhar aspectos de peças e campanhas, visando melhorar o posicionamento da marca no mercado.
Março 2018 – Novembro 2020
Pixel Comunicação e Design – Vitória
Designer gráfico
- Criação de papelaria corporativa, incluindo cartões de visita, envelopes timbrados, receituários e pastas, conforme a identidade visual da empresa.
- Criação de layouts para meios de comunicação digital, otimizando a experiência do público ao facilitar a localização de informações e tornar a navegação na página mais intuitiva.
- Pesquisa de referências e tendências de mercado na internet, ampliando as possibilidades criativas no desenvolvimento de materiais gráficos.
Formação acadêmica
Dezembro 2017
Universidade Federal do Espírito Santo Vitória
Graduação em Design
Habilidades
- Adobe After Effects
- Criação de logomarcas
- Ferramentas de gestão de projetos
- Adobe Creative Suite (Photoshop, Illustrator, Dreamweaver)
- Trabalho em equipe
- Capacidade de trabalhar com prazos curtos
- Resiliência
- Criatividade e senso estético
Curso Livre
Curso online de ilustração, Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, 2020 [50h]
Idiomas
Espanhol
C1
Avançado
Inglês
A2
Básico
Escolha o formato de currículo ideal para designer gráfico
Um fato pouco conhecido é que a arquitetura do seu currículo de designer deve ser moldada pela sua senioridade. A escolha do formato é uma decisão estratégica que direciona o foco do recrutador para seus pontos mais fortes, dependendo de onde você está em sua carreira.
Para profissionais com um portfólio de trabalho robusto, a abordagem mais eficaz é a cronológica invertida. Este formato coloca sua experiência em evidência, organizando suas passagens profissionais da mais nova para a mais antiga, o que demonstra uma clara progressão de carreira.
Já para os talentos emergentes ou recém-graduados, a estrutura mais vantajosa é a funcional. Nela, a seção de competências assume o protagonismo, aparecendo logo após o resumo inicial. Essa escolha tática permite que suas habilidades e conhecimentos técnicos sejam seu principal cartão de visitas, focando no seu potencial em vez de na ausência de uma longa trajetória profissional.
Como escrever um currículo de designer gráfico
Informação de contato
A montagem de um currículo é um exercício de planejamento cuidadoso, onde cada fase da construção demanda empenho – um processo, aliás, muito similar ao seu, que exige uma grande precisão em cada detalhe.
Da mesma forma que você define o briefing de um projeto de design, ao conceber seu currículo, pense deliberadamente em sua arquitetura. Uma arquitetura de informação bem definida, que seja ao mesmo tempo completa e concisa, é o caminho mais seguro para capturar o interesse do recrutador.
O objetivo é produzir um material que não apenas apresente os dados essenciais, mas que também seja moldado ao seu grau de senioridade e que jogue luz sobre seus diferenciais competitivos. Para te guiar nesse processo, apresentamos a seguir a anatomia de um currículo de sucesso, seção por seção.
No topo do seu currículo, em destaque, você deve informar os seus dados pessoais. Antes, era comum encontrar nos currículos informações como estado civil, número do CPF, data de nascimento. Com o tempo, essa lógica mudou e se convencionou que a informação fornecida deveria ser a miníma necessária para o empregador poder entrar em contato com você. Então, fique com o básico: seu nome completo, local de residência (apenas a cidade e o estado) e informações de contato (telefone celular e e-mail). Verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas. Se tratando de um currículo de designer, pode ser uma boa ideia incluir links para seu portfólio em plataformas como o Behance ou para seu site profissional, caso você tenha um. Se você tiver perfil no LinkedIn, pode pensar em incluí-lo, também.
Exemplo de informação de contato para designer gráfico
Ana Carolina Silva
Vitória, ES
(27) 23456 7890
ana.silva@brmail.com
www.behance.net /anasilva
https://www.bem-te-vi.com
Perfil e objetivo profissional
Sua profissão como designer gráfico gira em torno de criar um impacto visual imediato. Seu currículo oferece uma oportunidade análoga para causar essa mesma impressão inicial poderosa, e essa chance se concentra no seu perfil profissional.
O perfil profissional, também conhecido como resumo profissional, é um texto curto que funciona como uma apresentação sobre você. Fale da sua carreira e da sua formação, destaque as suas conquistas (de preferência, apresentando dados concretos) e não esqueça de mencionar as suas principais qualidades pessoais e profissionais.
Se você ainda não tiver muita experiência, pode ser uma boa ideia incluir também um objetivo profissional, mencionando o que você deseja conquistar em sua carreira a curto e a longo prazo e de que forma você poderá contribuir em seu novo trabalho, caso seja contratado. Essas informações auxiliarão o recrutador a entender melhor o seu perfil e personalidade.
Exemplos de perfil profissional para designer gráfico
- Designer com especialização em branding e identidade visual de marcas, com portfólio no desenvolvimento de logotipos, peças de comunicação para marketing e prototipagem de websites. Apresento uma abordagem de trabalho ágil e inovadora, sempre com um forte compromisso em superar as expectativas do cliente.
- Artista e designer gráfica versátil, capaz de desenvolver projetos únicos e personalizados. 05 anos de experiência na supervisão de projetos de desenvolvimento de marcas e logotipos, visando promover a aproximação da empresa com seu público-alvo.
Experiência profissional
A carreira de designer gráfico possui uma flexibilidade particular: por não ser uma área estritamente regulamentada, um diploma específico em design nem sempre é uma exigência obrigatória para a candidatura. Isso, contudo, não diminui a importância de uma formação superior. Muitas empresas valorizam ou até mesmo exigem um diploma, e uma graduação em design ou campos correlatos — como publicidade, artes plásticas ou comunicação social — certamente fortalece seu perfil profissional.
A apresentação de sua trajetória acadêmica deve seguir a ordem cronológica inversa. Suas qualificações mais avançadas, como pós-graduações ou mestrados, devem sempre preceder a graduação. Para cada título, é mandatório informar a entidade de ensino, a denominação do curso e o ano de sua conclusão.
Candidatos em início de carreira com um histórico acadêm-ico de destaque podem incluir menções a esse bom desempenho. Detalhes como sua média final, participação em projetos de iniciação científica ou premiações são valiosos nesta fase. É importante notar, porém, que o peso dessas informações diminui com o tempo, à medida que sua experiência de mercado passa a ter um protagonismo maior que suas conquritas na universidade.
Exemplo de experiência profissional para designer gráfico
Outubro 2022 – Atual
Autônoma – Vitória
Designer gráfico
- Criação de artes para divulgação em redes sociais, dispondo os elementos de comunicação visual de forma harmoniosa e objetiva para alcançar e engajar público-alvo do perfil.
- Desenvolvimento de identidades visuais, combinando os elementos gráficos com os valores referentes às marcas para facilitar o reconhecimento frente ao mercado, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
- Produção de infográficos e desenvolvimento de animações para sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos, atendendo aos requisitos de clientes.
Janeiro 2021 – Outubro 2022
Plim Design – Vitória
Designer gráfico
- Criação de arquivos de imagens para uso com métodos de impressão digitais ou tradicionais.
- Criação de identidades visuais corporativas com um design baseado na coesão entre elementos como logotipos e banners.
- Comunicação com o cliente e a equipe comercial a fim de alinhar aspectos de peças e campanhas, visando melhorar o posicionamento da marca no mercado.
Março 2018 – Novembro 2020
Pixel Comunicação e Design – Vitória
Designer gráfico
- Criação de papelaria corporativa, incluindo cartões de visita, envelopes timbrados, receituários e pastas, conforme a identidade visual da empresa.
- Criação de layouts para meios de comunicação digital, otimizando a experiência do público ao facilitar a localização de informações e tornar a navegação na página mais intuitiva.
- Pesquisa de referências e tendências de mercado na internet, ampliando as possibilidades criativas no desenvolvimento de materiais gráficos.
Formação acadêmica
Por não se tratar de uma profissão altamente regulamentada, para concorrer a uma vaga de designer gráfico nem sempre você precisa apresentar um diploma específico de graduação em design.
Mas isso não significa que ter uma graduação na área ou em cursos afins, como publicidade, artes visuais ou comunicação não seja relevante. A empresa pode exigir um curso superior de qualquer forma, além de ser um aspecto que valoriza o seu currículo.
Comece da sua formação mais recente e vá retrocedendo. Ou seja, se você tem uma especialização ou mestrado, essa informação deve aparecer primeiro, seguida da graduação. Não esqueça de citar a instituição onde você obteve o seu diploma, o nome do curso e o ano de formação.
Se você tiver um excelente histórico acadêmico, você pode incluir a sua média ou outros destaques, como participação em grupos de pesquisa, prêmios e bolsas. Especialmente se você tiver acabado de se formar. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para designer gráfico
Dezembro 2017
Universidade Federal do Espírito Santo Vitória
Graduação em Design
Habilidades ou competências
Para um profissional de design, a proficiência técnica e a inteligência interpessoal têm pesos equivalentes, já que a rotina envolve tanto a criação quanto a negociação com clientes e a gestão de imprevistos. O ponto de partida ideal é criar um inventário mestre com todas as suas competências, sem um filtro inicial. Num segundo momento, use esta lista como um banco de dados: compare-a com os requisitos da vaga e selecione apenas as habilidades que dialogam diretamente com a oportunidade.
As competências, de modo geral, se dividem em duas categorias. A primeira é a das habilidades técnicas, que são seu arsenal de ferramentas práticas — como o domínio de softwares específicos e técnicas de modelagem 3D. A segunda categoria é a das habilidades interpessoais, que definem sua capacidade de navegar o ambiente profissional e interagir com colegas, gestores e clientes. Ambas são cruciais para os empregadores e, por isso, devem ser representadas em seu currículo de designer gráfico.
Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de designer:
Habilidades técnicas
- Adobe After Effects
- Criação de logomarcas
- Ferramentas de gestão de projetos
- Adobe Creative Suite (Photoshop, Illustrator, Dreamweaver)
Habilidades interpessoais
- Trabalho em equipe
- Capacidade de trabalhar com prazos curtos
- Resiliência
- Criatividade e senso estético
Idiomas
O multilinguismo é uma habilidade de alto valor no mercado de trabalho atual. A fluência em outras línguas além da sua nativa pode ser o fator que distingue seu currículo dos demais em um cenário profissional globalizado. Para cada idioma que você listar, certifique-se de apontar o seu nível de habilidade correspondente.
Exemplo de idioma para designer
Espanhol
C1
Avançado
Inglês
A2
Básico
Seções adicionais
Adicionalmente aos idiomas, considere uma seção final para detalhes que possam arredondar seu perfil profissional. Neste espaço, é possível listar vivências no exterior, condecorações, passatempos e cursos de aperfeiçoamento. O filtro para o que entra nesta seção, contudo, deve ser sempre o mesmo: a pertinência da informação para a vaga em questão.
Exemplo de curso livre para designer gráfico
Curso online de ilustração, Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, 2020 [50h]
Leia esse guia até o final e descubra como fazer um currículo que permita que você garanta a sua vaga de designer gráfico.
Dicas para fazer um currículo de designer gráfico
A seguir alguns conselhos finais para você fazer um currículo perfeito
Revise seu currículo com atenção
Dedicar tempo a uma verificação minuciosa do seu currículo é um passo crucial para eliminar qualquer imprecisão de escrita. Lembre-se que este documento é a primeira amostra do seu trabalho para um empregador. Incorreções ou uma redação confusa podem ser interpretadas como falta de profissionalismo, minando sua credibilidade e comprometendo seriamente suas chances de conquistar a vaga desejada.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação frequentemente funciona como o fator de desempate que define se um candidato avança para a fase de entrevistas. Para quem possui um histórico profissional mais enxuto, por exemplo, este documento é particularmente estratégico: ele oferece o espaço para construir um argumento a favor do seu potencial, algo que só os fatos do currículo não conseguem fazer. Se você não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de no máximo uma página
A clareza é sua maior aliada na elaboração de um currículo. Um documento que comunica suas qualificações de forma imediata e sem rodeios tem uma probabilidade muito maior de capturar a atenção do selecionador.
O desafio consiste em equilibrar o essencial e o excesso: é fundamental que todas as áreas-chave estejam preenchidas, mas a profundidade dos detalhes deve ser controlada para evitar a sobrecarga de informações. Lembre-se da realidade de quem recruta: com inúmeros perfis para avaliar em tempo limitado, a preferência sempre irá para os currículos que permitem uma varredura visual rápida e a fácil localização dos dados mais importantes.
Adapte seu currículo para cada oferta
Apesar de ser tentador disparar o mesmo currículo para dezenas de oportunidades, essa abordagem padronizada é um equívoco que pode custar caro. Um documento genérico raramente cria uma conexão com as necessidades específicas do recrutador e pode ser percebido como pouco relevante.
A estratégia mais eficaz é tratar cada candidatura como uma mini campanha de marketing: seu currículo deve ser ajustado para “falar a língua” daquela vaga. Uma tática simples, por exemplo, é incorporar termos exatos do anúncio em seu texto, o que aumenta drasticamente suas chances de ser notado.
Use o nosso gerador de currículos
Depois de muita busca, você finalmente encontrou uma vaga interessante que parece se adaptar ao seu perfil. O problema é que o prazo para se candidatar é curto e você precisa fazer um currículo do zero ou atualizar o seu antigo. Em uma situação assim, a melhor solução é usar o nosso gerador de currículos. Com ele você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados pessoais, fazer as correções necessárias e baixar o currículo pronto para enviar. O gerador inclui ainda textos prontos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de designer
Meu currículo de designer é muito longo, como posso deixá-lo mais curto?
Para otimizar seu currículo, priorize a concisão, concentrando-se nas informações que são cruciais para a vaga em questão. Sua tarefa é decodificar o anúncio da oportunidade para entender quais são os pontos-chave e as necessidades da empresa. Isso permite que você espelhe esses requisitos em seu documento, comunicando de forma imediata que você é a solução que eles procuram.
Como incluir palavras-chave em meu currículo de designer gráfico?
É um fato pouco conhecido que muitos currículos são lidos primeiro por um software (o ATS) antes de chegar a um ser humano. Este “robô-recrutador” escaneia seu documento em busca de termos que correspondam aos requisitos listados na vaga. Para garantir que seu currículo passe por esse portão digital, a análise minuciosa da oferta de emprego é sua melhor ferramenta. Identifique e integre os termos essenciais para que seu perfil seja aprovado na triagem automática e, consequentemente, chame a atenção do selecionador.
Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de designer gráfico?
Com certeza! A atuação como freelancer é extremamente valorizada na área de design e deve, sim, constar em seu currículo. Seja para se manter produtivo entre empregos fixos ou por preferir o modelo de trabalho, essa modalidade demonstra competências como autogestão, disciplina e iniciativa. Ao listar essa fase, indique o período de atuação autônoma e dê destaque aos projetos mais significativos que você desenvolveu, mostrando o impacto e a qualidade do seu trabalho.
Exemplos de currículo
Consiga um trabalho com um currículo de designer impecável
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de designer gráfico perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.
**Usuários de nossas ferramentas foram anteriormente contratados por essas empresas.