• Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note

A profissão de fotógrafo é tão ampla que você pode trabalhar formalmente com vínculo empregatício em uma empresa ou como autônomo, prestando serviços para diferentes clientes. Sem esquecer que o campo de trabalho é imenso: você pode trabalhar como fotógrafo de produtos, de editorial, de eventos e até paparazzi para revista ou portal de fofocas. Entretanto, apesar do mercado de trabalho estar lotado de profissionais bem qualificados, assim como amadores e aspirantes a fotógrafo, se tiver em mãos um currículo de fotógrafo inovador, suas chances de se destacar no meio dessa multidão será maior.

Nesse guia vamos te mostrar quais informações não podem faltar, como evitar erros e ressaltar suas qualidades para que seu currículo de fotógrafo garanta aquela vaga tão sonhada. Ou quem sabe te ajude a conquistar mais clientes no mundo da fotografia artística, ou comercial.

Busque aqui

    Exemplos de currículo de fotógrafo

    Não se preocupe se você é um fotógrafo profissional e quer mudar de empresa ou ramo de atuação, ou simplesmente se você está iniciando sua carreira e busca uma direção para isso. Vamos te ajudar facilitando o seu trabalho.

    Aqui você encontrará uma variedade de exemplos de currículo feito sob medida e dicas importantes para montar um currículo de fotógrafo perfeito.

    Lucas Carvalho

    Fortaleza, CE
    (85) 99999 1000
    lucascarvalho@br.mail.com

    Portfólios

    https://www.instagram.com/lucas-carvalho-fotografo

    Perfil profissional

    Profissional com ótima capacidade de comunicação e bons conhecimentos em Atendimento ao Cliente, Edição de Imagens e Fotografia de Modelos. Capaz de auxiliar na rotina diária e oferecer um serviço de qualidade, buscando soluções aos problemas apresentados.

    Experiência Profissional

    Dezembro 2022 – Atual
    Chacon Studio Fotografico – Fortaleza, Ceará
    Fotógrafo

    • Orientação de clientes quanto aos posicionamentos em ensaios fotográficos, sugerindo ideias de expressões corporais para realçar as principais características pessoais nas fotos.
    • Registro fotográfico de pessoas e objetos em cenários previamente escolhidos, capturando as imagens em ângulos variados para criar um banco de fotos e selecionar as mais adequadas às demandas dos clientes.
    • Responsável pelo tratamento de imagens, alterando os arquivos através das ferramentas disponibilizadas em programas digitais, adicionando detalhes de cor, luz e cortes para obter resultados satisfatórios e esteticamente agradáveis.

    Agosto 2020 – Novembro 2022
    Yta Castro Photography – Fortaleza, Ceará
    Editor de Fotografia

    • Edição de fotos em programas digitais, realizando as alterações necessárias a fim de corrigir problemas ou adicionar elementos para evidenciar pontos especificados pelos clientes.
    • Acompanhamento do processo de finalização da edição de fotos, verificando o cumprimento das etapas necessárias para o ajuste das imagens, garantindo a qualidade do trabalho.

    Fevereiro 2018 – Junho 2020
    GF Fotografia – Fortaleza, Ceará
    Profissional de Atendimento ao Cliente

    • Atendimento ao cliente através de canais eletrônicos como telefone, e-mail e redes sociais, respondendo a solicitações diversas, esclarecendo dúvidas e enviando os pedidos de compra de produtos e serviços para os departamentos competentes.
    • Registro dos atendimentos realizados, encaminhando os documentos aos setores responsáveis para o devido processamento.

    Formação acadêmica

    Março 2020 – Março 2022
    Centro Universitário Leonardo da Vinci -Uniasselvi EAD
    Tecnólogo em Fotografia

    Habilidades

    • Organização para planejar ensaios fotográficos
    • Conhecimentos em enquadramento e iluminação
    • Domínio do Adobe Photoshop para tratar imagens
    • Senso estético para manipular detalhes fotográficos
    • Boa comunicação para orientar modelos e clientes em ensaios
    • Cordialidade e simpatia para atender bem os clientes
    • Comprometimento e pontualidade

    Idiomas

    Espanhol
    C1
    Avançado

    Prêmio

    1º lugar no Concurso de Fotografias do Patrimônio Cultural da USP, SP

    x

    Modelos de currículo de fotógrafo

    Quando preparamos um portfólio, estamos preocupados em escolher as melhores fotos e caprichar na apresentação. Fazer um currículo de fotógrafo não é tão diferente assim. 

    Você só precisa selecionar as informações mais importantes e valorizar o visual. Porque um modelo de currículo perfeito aumentará suas chances de ser chamado para uma entrevista. Para que isso aconteça, é importante apresentar um modelo de currículo simples e sucinto, bem organizado, com elementos gráficos interessantes e de fácil leitura.

    Comece escolhendo o modelo de currículo no nosso gerador que mais combine com sua personalidade, inclua suas informações pessoais, edite da melhor forma e baixe no formato que desejar. Esses são só alguns exemplos de como o seu currículo de fotógrafo pode ficar:

    Escolha o formato de currículo ideal para fotógrafo

    Você sabia que um recrutador tem muitos currículos para avaliar?  Imagina se ele encontra um mal escrito, confuso, com as informações todas fora do lugar e uma formatação que mais atrapalha do que ajuda. Ele irá descartar esse currículo, imediatamente, e dará seguimento ao próximo. E você não gostaria que seu currículo fosse um deles, não é? 

    Um fotógrafo está muito acostumado com as palavras “Estética” e “Conteúdo” e, são essas coisas que você deve valorizar na formatação do seu currículo. É preciso destacar o conteúdo através da estética, ou seja, enfatize todas as suas informações por meio do melhor formato. A formatação técnica ideal seria: 

    • Escolher uma fonte de fácil leitura, (Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri);
    • Usar fonte no tamanho 10, 11 ou 12;
    • Usar elementos gráficos (formas geométricas, linhas, etc.) que dê um toque especial no seu currículo;
    • Escolher até duas cores.

    Além disso, o nível de experiência determina a formatação (ordem e importância de cada seção) do currículo de fotógrafo:

    • Se recomenda o formato “cronológico reverso” para candidatos mais experientes ou com um portfólio consolidado. Em que, se valoriza as experiências listadas da mais recente para a mais antiga.
    • O currículo do “tipo funcional” é adequado para candidatos recém-formados, com pouca experiência, construindo um portfólio ou buscando uma primeira oportunidade de emprego. Onde  a seção de “Habilidades” é inserida logo após o “Perfil Profissional”, valorizando as competências e conhecimentos específicos na área.

    Criar currículo

    Como escrever um currículo de fotógrafo

    Sabemos da dificuldade que qualquer pessoa tem quando se depara com uma folha em branco. Imagina fazer um currículo de última hora sem nenhuma ajuda? Ou até mesmo ter que personalizar o seu currículo para diferentes vagas? 

    Não se preocupe, é só seguir nossas sugestões e o seu currículo de fotógrafo ficará pronto num piscar de olhos. E, para simplificar, vamos te explicar todas as seções que não podem faltar.

    Informação de contato

    A primeira seção do seu currículo de fotógrafo é Informações de Contato. Ela fica localizada no topo do arquivo. Aqui você insere dados importantes como seu nome completo, local de residência (apenas a cidade e o estado) e informações de contato (telefone celular e e-mail). É importante tomar cuidado para que estas informações estejam sempre corretas e atualizadas. 

    Uma dica importante: não esqueça de incluir um link para o seu portfólio digital, caso tenha um. Ou, simplesmente, o seu perfil artístico no Instagram, ou profissional no LinkedIn.

    Exemplo de informação de contato para fotógrafo

    Lucas Carvalho
    Fortaleza, CE
    (85) 99999 1000
    lucascarvalho@br.mail.com

    Portfólio
    https://www.instagram.com/lucas-carvalho-fotografo/

    Perfil e objetivo profissional

    O Perfil e o Objetivo profissional servem para você se apresentar e mostrar todo o seu potencial e talento de fotógrafo da maneira mais resumida possível. Mas você sabe a diferença entre um e outro? 

    O perfil profissional, ou resumo profissional, é um breve texto usado por profissionais experientes. Aqui, o candidato fala sobre sua carreira e formação educacional, conquistas profissionais (apresentando dados concretos e realistas) e principais qualidades pessoais e profissionais. 

    O objetivo profissional é escolhido pelos candidatos recém-formados ou com pouca, ou nenhuma experiência. Se destaca nessa seção os desejos profissionais e suas contribuições para a empresa contratante. Essas informações auxiliarão o recrutador a entender melhor o seu perfil e personalidade.

    Exemplos de perfil profissional para fotógrafo

    • Profissional com ótima capacidade de comunicação e bons conhecimentos em Atendimento ao Cliente, Edição de Imagens e Fotografia de Modelos. Capaz de auxiliar na rotina diária e oferecer um serviço de qualidade, buscando soluções aos problemas apresentados.
    • Fotógrafo especializado em moda e publicidade, com 05 anos de experiência. Capaz de identificar as necessidades do cliente e apresentar propostas inovadoras, alinhadas às últimas tendências do mercado. Hábil no uso das ferramentas de tratamento de imagens a fim de maximizar a qualidade do trabalho.

    Experiência profissional

    Se o recrutador chegou até aqui, parabéns! Isso significa que você está no caminho certo, pois ele está realmente interessado em te conhecer. Então, aproveite a oportunidade e capriche na descrição da sua Experiência profissional de fotógrafo. Porque é aqui que ele terá certeza que você é o mais adequado para a vaga. 

    Se você tiver uma carreira extensa, selecione as três experiências mais relevantes e descreva as suas atividades, o nome e a localização da empresa e por fim, o período de atuação. 

    Entretanto, se você é um fotógrafo novato ou recém-formado, deve ressaltar três experiências, mesmo que não remuneradas. Como, por exemplo, trabalhos voluntários em fotografia que tenha participado durante seus estudos, projetos fotográficos relacionados a algum curso, além de estágios, ou outros trabalhos ligados ao ramo da fotografia (assistente fotográfico, atendimento ao cliente, etc.). 

    Lembre-se de personalizar o seu currículo de fotógrafo e adequá-lo à vaga desejada, usando informações verídicas. Se você quer trabalhar para o mercado publicitário, exalte a fotografia de produtos e editoriais de propaganda. Caso queira trabalhar com moda, foque na fotografia de modelos, retratos e editoriais de moda. Se você não tiver muita experiência, fale sobre a sua formação educacional, as suas habilidades e quais tipos de fotografia você tem mais conhecimento. Além de destacar os programas de edição de imagem que domina.

    Exemplo de experiência profissional para fotógrafo

    Dezembro 2022 – Atual
    Chacon Studio Fotografico – Fortaleza, Ceará
    Fotógrafo

    • Orientação de clientes quanto aos posicionamentos em ensaios fotográficos, sugerindo ideias de expressões corporais para realçar as principais características pessoais nas fotos.
    • Registro fotográfico de pessoas e objetos em cenários previamente escolhidos, capturando as imagens em ângulos variados para criar um banco de fotos e selecionar as mais adequadas às demandas dos clientes.
    • Responsável pelo tratamento de imagens, alterando os arquivos através das ferramentas disponibilizadas em programas digitais, adicionando detalhes de cor, luz e cortes para obter resultados satisfatórios e esteticamente agradáveis.

    Agosto 2020 – Novembro 2022
    Yta Castro Photography – Ceará, Fortaleza
    Editor de Fotografia

    • Edição de fotos em programas digitais, realizando as alterações necessárias a fim de corrigir problemas ou adicionar elementos para evidenciar pontos especificados pelos clientes.
    • Acompanhamento do processo de finalização da edição de fotos, verificando o cumprimento das etapas necessárias para o ajuste das imagens, garantindo a qualidade do trabalho.

    Fevereiro 2018 – Junho 2020
    GF Fotografia – Fortaleza, Ceará
    Profissional de Atendimento ao Cliente

    • Atendimento ao cliente através de canais eletrônicos como telefone, e-mail e redes sociais, respondendo a solicitações diversas, esclarecendo dúvidas e enviando os pedidos de compra de produtos e serviços para os departamentos competentes.
    • Registro dos atendimentos realizados, encaminhando os documentos aos setores responsáveis para o devido processamento.

    Formação acadêmica

    O mercado de trabalho está cheio de profissionais da fotografia sem uma formação acadêmica consolidada. Mas, é possível encontrar bons profissionais com curso técnico, ensino superior e até pós-graduação. 

    Isso significa que, nem sempre você precisa apresentar um diploma específico de graduação em fotografia para conseguir trabalhar como fotógrafo. Se você não tiver ainda uma formação acadêmica, pode informar o nome e o local da escola onde terminou seus estudos no Ensino Médio e o ano da conclusão. Neste caso, você muda o título para Escolaridade ao invés de Formação acadêmica.

    Porém, se você possui um curso técnico ou de graduação em áreas afins, como publicidade, artes visuais ou comunicação, você deve destacar, sim, pois algumas empresas podem exigir um diploma, sem contar que esse detalhe valoriza muito o seu currículo.

    Como foi feito com a Experiência profissional, os candidatos que possuem outras qualificações como diplomas de especialização, mestrado e até doutorado devem começar destacando a formação mais recente e retrocedendo para as mais antigas. Além de incluir a instituição de ensino onde obteve o diploma, o nome do curso e o ano de formação. 

    Uma dica valiosa, para os recém-formados, é destacar participação em grupos de pesquisa, prêmios e bolsas, cursos e oficinas específicas da área de fotografia. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.

    Exemplo de formação acadêmica para fotógrafo

    Março 2020 – Março 2022
    Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi EAD
    Tecnólogo em Fotografia

    Habilidades ou competências

    Bom, habilidade e competência é algo que os recrutadores prestam bastante atenção quando buscam um candidato. Para um fotógrafo, as habilidades técnicas (chamadas hard skills) são tão importantes quanto as habilidades interpessoais (soft skills), visto que você precisa lidar bem com pessoas e situações diversas.

    Você pode começar a elaborar seu currículo de fotógrafo fazendo uma lista longa com as habilidades e, depois, escolher apenas aquelas competências que mais se aproximam dos requisitos da vaga ou que tenham maior relevância.

    As habilidades em um curriculum vitae são divididas em duas categorias: as técnicas e interpessoais. As competências técnicas são aquelas que você usa para fazer seu trabalho, na prática, e estão relacionadas aos conhecimentos de softwares para edição de fotografia como Photoshop, Lightroom, InDesign, conhecimento dos equipamentos de fotografia, etc. Já as habilidades interpessoais são aquelas que você precisa para interagir com os seus colegas, chefes e clientes. Ambas são importantes para os empregadores e, portanto, fundamentais para incluir em seu currículo de fotógrafo.

    Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de fotógrafo:

    Habilidades técnicas

    • Organização para planejar ensaios fotográficos
    • Conhecimentos em enquadramento e iluminação
    • Domínio do Adobe Creative Suite para tratar imagens
    • Senso estético para manipular detalhes fotográficos

    Habilidades interpessoais

    • Boa comunicação para orientar modelos e clientes em ensaios
    • Cordialidade e simpatia para atender bem os clientes
    • Comprometimento e pontualidade
    • Criatividade e senso estético

     Idiomas

     Em um mundo globalizado, falar outros idiomas, além da sua língua materna, pode ser um grande diferencial no seu currículo. Porque muitas empresas possuem escritórios em diferentes partes do planeta e precisam que seus funcionários se comuniquem. Ou quem sabe, você seja autônomo e precise cobrir um evento onde a equipe é estrangeira, ou simplesmente trabalha em uma área turística e muitos dos seus clientes não falam o português.

    Assim, você deve indicar quais línguas estrangeiras têm um domínio e incluir seu nível de conhecimento: (Básico, Médio, Avançado).

    Exemplo de idioma para fotógrafo

    Espanhol
    C1
    Avançado

    Seções adicionais

    Além do idioma estrangeiro, você pode incluir outras informações adicionais que vão complementar o seu currículo de fotógrafo, como intercâmbios, prêmios, hobbies e interesses, assim como cursos livres, workshops. Sempre enfatizando aquelas informações importantes para os requisitos da vaga.

    Exemplo de Prêmio para fotógrafo

    1º lugar no Concurso de Fotografias do Patrimônio Cultural da USP, SP (2023).

    Leia esse guia até o final e descubra como fazer um currículo que permita que você garanta a sua vaga de fotógrafo.

    Dicas para fazer um currículo de fotógrafo

    Confira algumas dicas complementares para você fazer um currículo perfeito e garantir sua vaga tão sonhada.

    • Revisão ortográfica, gramatical e de formatação

      A primeira coisa que você deve fazer quando terminar de preencher seu currículo de fotógrafo é fazer uma revisão cuidadosa para evitar erros ortográficos ou gramaticais. Já que, os erros ou as frases mal-escritas podem deixar uma péssima impressão e acabar com as suas chances de conseguir a vaga desejada.  Além de conferir se a formatação está no padrão e checar os dados como locais, nome de instituições, datas, etc.

    • Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação

      Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado ou não para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência, por exemplo, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se você não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.

    • Faça um currículo de no máximo uma página

      No mundo dos currículos, menos é mais. Você tem muito mais chance de ser considerado para a vaga se o seu currículo for direto ao ponto. Claro que você deve se certificar de incluir todas as seções obrigatórias, mas não exagere na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo. Afinal, o recrutador tem uma pilha de currículos para ler e vai dar preferência aqueles em que consegue encontrar rapidamente o que está buscando. 

    • Adapte seu currículo para cada oferta

      No momento de procurar um trabalho é normal enviar currículo para vários lugares ao mesmo tempo. Antigamente, se imprimia a mesma cópia e se entregava em todos os endereços como panfletos no sinal de trânsito. Mas, hoje em dia, é um erro comum enviar o mesmo documento repetidas vezes. A questão é que um currículo genérico provavelmente não vai chamar a atenção do empregador. Você deve tentar ao máximo adaptar o seu currículo à vaga que você está se candidatando. Incluir palavras específicas que aparecem na oferta, por exemplo, aumentará suas chances.

    • Use o nosso gerador de currículos

      Depois de muita busca, você finalmente encontrou uma vaga interessante que parece se adaptar ao seu perfil. O problema é que o prazo para se candidatar é curto e você precisa fazer um currículo a partir de uma página em branco ou atualizar o seu antigo. Em uma situação assim, a melhor solução é usar o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados pessoais, fazer as correções necessárias e baixar o currículo pronto para enviar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.

    brand-image

    Perguntas frequentes sobre os currículos de fotógrafo

    Meu currículo de fotógrafo é muito longo, como posso deixá-lo mais curto?

    Para deixar o seu currículo objetivo e apenas em uma página, se atenha às informações mais importantes para a vaga específica para a qual você está se candidatando. Ler e reler a descrição da vaga é uma boa maneira de identificar o que pode chamar a atenção da pessoa responsável pela seleção dos currículos e fazer ela sentir que você é a pessoa certa para o trabalho.

    Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de fotógrafo?

    Não só pode, como deve! É muito comum na área de fotografia que os profissionais atuem como freelancers, enquanto não tem ainda um trabalho fixo, ou mesmo sendo contratado por uma empresa. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como freelancer em seu currículo de fotógrafo. E quais projetos relevantes foram realizados de forma autônoma.

    Posso falar que possuo CNH (Carteira Nacional de Habilitação)?

    Sim. Muitos fotógrafos que trabalham de forma autônoma precisam se deslocar de uma locação para a outra e carregar todo o equipamento fotográfico de transporte público pode ser tanto inseguro quanto problemático. Você, inclusive, pode informar o tipo de habilitação que possui e se tem veículo próprio.

    Criar meu currículo

    Exemplos de currículo

    Consiga um trabalho com um currículo de fotógrafo impecável

     O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. O seu perfil, a sua experiência, formação e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te ajudarão a conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de fotógrafo ideal!

    cv fotógrafo estilo distinguished

    * Bold não é associada à essas empresas.