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Enquanto uma recepcionista cuida, sobretudo, de recepcionar e atender o público, uma secretária está mais dedicada às responsabilidades administrativas do local de trabalho.
Entretanto, uma secretária recepcionista é responsável por desempenhar essas duas funções. Portanto, as tarefas do seu dia a dia incluem organizar agendas e documentos, gerir compromissos da equipe, receber encomendas, realizar atendimentos presenciais e multicanais e direcionar o público para o destino certo.
Se você está em busca do primeiro emprego ou precisa de ajuda para atualizar o seu currículo de secretária recepcionista, saiba que você está no lugar certo. Nossa equipe vai te mostrar o caminho para alcançar o seu objetivo profissional com as melhores ferramentas e conselhos de carreira da atualidade.
Exemplos de currículo de Secretária Recepcionista
A melhor maneira para começar a elaborar o seu novo currículo é conferir nossos exemplos de currículos e inspirar-se em candidatos de sucesso.
Flaviana Siciliani Zito
Joinville, Santa Catarina
(47) 2871-4224
flaviana.zito@brmail.com
Perfil Profissional
Secretária Recepcionista com oito anos de experiência em atendimentos telefônicos, virtuais e presenciais a clientes e visitantes. Reconhecida pela empatia e ótima capacidade de comunicação, esclarecendo dúvidas com eficiência para atender às demandas solicitadas.
Histórico Profissional
Janeiro 2024 – Atual
Clínica de Estética Josiane Fernandes – Joinville, SC
Secretária Recepcionista
- Organização do local de trabalho, prezando por atendimentos rápidos e objetivos.
- Recepção de clientes, visitantes e pacientes, garantindo o melhor acolhimento possível e o atendimento das necessidades de cada um.
- Responsável pelo atendimento pessoal ou telefônico, prestando apoio em casos de dúvidas e reclamações, garantindo o suporte necessário ao cliente.
Fevereiro 2021 – Dezembro 2023
Clínica de Estética Dra. Jakelline Venturi – Joinville, SC
Secretária Recepcionista
- Esclarecimento de dúvidas dos clientes, fornecendo informações que contribuíssem para a solução de problemas.
- Revisão e organização de fichas, incluindo transferência de informações em papel para sistema digital.
- Solicitação de documentos de identificação a clientes, pacientes e visitantes, garantindo a segurança e integridade dos processos de atendimento.
Julho 2018 – Janeiro 2021
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Joinville, SC
Secretária Recepcionista
- Recebimento de encomendas, correspondências e outros documentos, entregando-os aos destinatários corretos.
- Arquivamento de documentos, realizando a classificação e identificação para localizá-los facilmente.
- Esclarecimento de dúvidas, resolução de problemas e encaminhamento de questões aos superiores, atendendo às necessidades dos clientes.
Escolaridade
2009
Escola de Educação Básica João Colin – Joinville, Santa Catarina
Ensino Médio Completo
Habilidades e competências
- Familiaridade com equipamentos de escritório;
- Multitarefa sem perder a eficiência;
- Conhecimento em procedimentos administrativos;
- Organização de documentos e arquivos;
- Sensibilidade para lidar com informações confidenciais;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Comunicação clara e eficaz;
- Atitude positiva e motivacional.
Idioma
Italiano – C1
Avançado
Certificações
- Curso de Primeiros Socorros – NR07 (Risco Zero, 2024);
- Curso Atendimento ao Cliente (SEBRAE-SC, 2020);
- Curso Profissionalizante de Recepcionista (SENAC-SC, 2015).
Modelos de currículo de Secretária Recepcionista
“A primeira impressão é a que fica”? Essa velha expressão é especialmente verdadeira para uma profissional que trabalha diretamente no atendimento ao público. É preciso cuidar da apresentação pessoal para passar uma imagem positiva e de confiança ao público.
Por isso, mostre ao recrutador, ou ao proprietário da empresa, que você é uma candidata que transmite segurança e profissionalismo com modelos de currículos personalizados. Nossos designs, cores e estilos modernos, atualizados, clássicos, entre outros, podem te ajudar nisso.
Basta escolher o modelo que melhor reflete sua personalidade profissional, adicionar suas informações e baixar no formato da sua preferência. Lembre-se, você também pode adicionar uma foto, se desejar. Olha os modelos escolhidos pela Flaviana!
Escolha o formato para o seu currículo de Secretária Recepcionista
O formato certo para um currículo significa como você estrutura suas informações de maneira estratégica. E, no ambiente de recursos humanos, é a sua experiência profissional que determina o formato a usar.
Se você já desempenhou essa função antes, use o formato “cronológico reverso” para colocar o seu histórico de empregos em destaque. Mas, se você não tem experiência na área, opte pelo formato “funcional” para colocar suas habilidades em evidência.
Como fazer um currículo de Secretária Recepcionista
Confira agora mesmo um passo a passo bem simplificado para você criar o seu currículo de secretária recepcionista. Além disso, vamos oferecer dicas de redação para você preencher cada seção e se destacar na seleção.
Informação de contato
Essa seção deve estar localizada no topo do seu currículo, onde você preencherá com os seus dados de contato. Não é preciso incluir informações pessoais como idade, estado civil, etc., apenas:
- Nome completo;
- Local de residência (cidade e estado);
- Telefone celular;
- E-mail (que transmita profissionalismo e seriedade).
Exemplo de informação de contato para secretária recepcionista
Flaviana Siciliani Zito
Joinville, Santa Catarina
(47) 2871-4224
flaviana.zito@brmail.com
Perfil e objetivo profissional
Incluir um pequeno resumo de três a quatro linhas pode fazer toda a diferença, especialmente porque essa seção passou a ser uma exigência dos departamentos de RH.
Os recrutadores esperam encontrar um perfil profissional daquelas candidatas que já possuem certa experiência na função para saber se as habilidades e qualificações estão compatíveis com a oferta de trabalho.
Entretanto, para aqueles que buscam o primeiro emprego, o melhor a fazer é falar dos objetivos profissionais. Isso permitirá que o recrutador avalie a motivação e o desejo da candidata em crescer na profissão.
Exemplos de perfil profissional no currículo de secretária recepcionista
- Oito anos de experiência como secretária recepcionista, oferecendo suporte administrativo com o controle de documentos e sendo responsável pelas atividades de atendimento. Discreta no trato de informações confidenciais e cordial no atendimento a clientes e visitantes, contribuindo para maior eficiência na rotina do trabalho.
- Secretária Recepcionista com dez anos de experiência em atendimentos telefônicos, virtuais e presenciais a clientes e visitantes. Reconhecida pela empatia e ótima capacidade de comunicação, esclarecendo dúvidas com eficiência para atender às demandas solicitadas.
Experiência profissional
Você é uma profissional que já trabalhou antes como recepcionista, atendente, secretária ou em qualquer outra função relacionada ao atendimento ao público? Então utilize essa seção para valorizar a sua jornada profissional, listando no máximo três experiências, começando pela mais recente e indo até a mais antiga.
Quando preencher essa seção, inclua essas informações:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo (início e fim do contrato);
- Nome do local onde trabalhou;
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 marcadores com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Leia a descrição do cargo antes de descrever suas responsabilidades. Assim, você tem a chance de incluir atividades que já realizou e que estão sendo requisitadas pelo empregador. Evite repetir as mesmas atividades para mostrar ao recrutador sua versatilidade. Por fim, utilize adjetivos positivos como “eficiente”, “comunicativa”, “dinâmica” para dar um tom de comprometimento e qualidade ao seu currículo.
Exemplo de experiência profissional no currículo de secretária recepcionista
Janeiro 2024 – Atual
Clínica de Estética Josiane Fernandes – Joinville, SC
Secretária Recepcionista
- Organização do local de trabalho, prezando por atendimentos rápidos e objetivos.
- Recepção de clientes, visitantes e pacientes, garantindo o melhor acolhimento possível e o atendimento das necessidades de cada um.
- Responsável pelo atendimento pessoal ou telefônico, prestando apoio em casos de dúvidas e reclamações, garantindo o suporte necessário ao cliente.
Fevereiro 2021 – Dezembro 2023
Clínica de Estética Dra. Jakelline Venturi – Joinville, SC
Secretária Recepcionista
- Esclarecimento de dúvidas dos clientes, fornecendo informações que contribuíssem para a solução de problemas.
- Revisão e organização de fichas, incluindo transferência de informações em papel para sistema digital.
- Solicitação de documentos de identificação a clientes, pacientes e visitantes, garantindo a segurança e integridade dos processos de atendimento.
Julho 2018 – Janeiro 2021
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Joinville, SC
Secretária Recepcionista
- Recebimento de encomendas, correspondências e outros documentos, entregando-os aos destinatários corretos.
- Arquivamento de documentos, realizando a classificação e identificação para localizá-los facilmente.
- Esclarecimento de dúvidas, resolução de problemas e encaminhamento de questões aos superiores, atendendo às necessidades dos clientes.
Escolaridade ou formação acadêmica
Para atuar como secretária recepcionista, você precisará apenas comprovar que possui o ensino médio completo. Mas, se você estiver cursando uma faculdade, isso será um diferencial bastante competitivo.
Preencha essa seção incluindo sua escolaridade ou formação acadêmica. Logo depois, informe o nome e o local da instituição de ensino e o ano de formação. Se você for estudante de nível superior, indique o nome do curso, por exemplo: Graduação em Secretariado Executivo, Administração, Marketing, etc.
Exemplo de escolaridade para secretária recepcionista
2009
Escola de Educação Básica João Colin – Joinville, Santa Catarina
Ensino Médio Completo
Habilidades ou competências
Quando você for escrever suas habilidades como secretária recepcionista, tente enfatizar aquelas que o empregador exige para a função. Depois é só completar com as que você possui e que são essenciais para a sua função.
Selecione entre seis a dez habilidades técnicas e interpessoais. As técnicas são aquelas que você aprendeu ao longo da jornada profissional, como o domínio de softwares, por exemplo: Microsoft Office, sistemas de gestão, ferramentas de agendamento, entre outros.
Em relação às habilidades interpessoais, são aquelas que você utiliza para lidar com o público no seu ambiente de trabalho e que refletem sua personalidade. Exemplos incluem: comunicação eficaz, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe.
Exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para secretária recepcionista
Habilidades técnicas
- Familiaridade com equipamentos de escritório;
- Multitarefa sem perder a eficiência;
- Conhecimento em procedimentos administrativos;
- Organização de documentos e arquivos.
Habilidades interpessoais
- Sensibilidade para lidar com informações confidenciais;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Comunicação clara e eficaz;
- Atitude positiva e motivacional.
Idiomas
Você não precisa falar nenhum idioma estrangeiro para trabalhar como secretária recepcionista, mas qualquer empregador valorizará bastante uma candidata que possua esse conhecimento. Se esse é o seu caso, inclua qual idioma você fala e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idioma para secretária recepcionista
Italiano – C1
Avançado
Seções adicionais
Além da seção de idiomas, você pode incluir cursos, formação complementar, participação em treinamentos, oficinas, trabalhos voluntários, certificações ou qualquer outra informação que torne seu currículo ainda mais competitivo. Caso queira informar ao recrutador sobre sua disponibilidade para trabalho integral, de meio período ou aos fins de semana, utilize a seção de “Informações Adicionais” para esse fim.
Exemplo de certificações para secretária recepcionista
- Curso de Primeiros Socorros – NR 07 (Risco Zero, 2024);
- Curso Atendimento ao Cliente (SEBRAE-SC, 2020);
- Curso Profissionalizante de Recepcionista (SENAC-SC, 2015).
Como fazer uma carta de apresentação para Secretária Recepcionista
Você que trabalha na área administrativa sabe que uma carta de apresentação bem escrita faz toda a diferença na hora de convidar alguém para uma entrevista. Não perca a chance de chamar a atenção do recrutador ao descrever suas experiências, formação, habilidades e interesse pela vaga.
Para quem está começando nessa função, é essencial deixar claro que você está em busca do primeiro emprego e que, mesmo sem experiência na área, possui habilidades fundamentais para desempenhar o trabalho. Isso demonstrará seu entusiasmo e sua vontade de crescer na profissão. Use um dos nossos modelos de carta como base para garantir uma escrita profissional.
Quer encontrar mais dicas como essas? Acesse como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Secretária Recepcionista
Revise o seu currículo por completo antes de enviá-lo
Para mostrar ao empregador que você possui boa comunicação e atenção aos detalhes, revise seu currículo assim que terminar de preenchê-lo. Se precisar de ajuda, use os recursos de nosso gerador para correção ou peça a um amigo para corrigir!
Envie uma carta de apresentação para aumentar suas chances
Não perca mais tempo e use o nosso gerador para escrever sua carta de apresentação de forma mais rápida e eficaz com conteúdo escrito por especialistas.
Envie um currículo de uma página
Mesmo que você tenha trabalhado como por muitos anos, é melhor selecionar no máximo três experiências e destacar as informações mais relevantes. Um currículo objetivo de apenas uma página é o preferido dos recrutadores, pois é conciso e vai direto ao ponto.
Utilize o nosso gerador com textos pré-definidos
Para agilizar o seu processo na hora de escrever o seu currículo, utilize as diversas ferramentas do nosso gerador de currículos. Com ele, você encontra diversas opções de textos pré-definidos específicos para sua função. Todo o nosso conteúdo foi escrito por especialistas em recrutamento. Assim, você só precisará selecionar os que melhor se adequam à sua necessidade, fazer pequenas modificações e, em poucos minutos, terá um currículo pronto para enviar!
Um modelo de currículo com ou sem foto?
Para alguns setores, como atendimento ao cliente, hotelaria e vendas, pode ser recomendável incluir uma foto no currículo. No entanto, a decisão é sua! Se deseja transmitir uma imagem de confiança, uma foto pode ser um diferencial positivo. Mas, se o seu objetivo é manter o foco apenas nas suas qualificações, pode optar por um modelo sem foto. Lembre-se de que, pela Constituição Federal, é proibido discriminar uma candidata com base em sua aparência física.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Secretária Recepcionista
O que os recrutadores procuram em um currículo de secretária recepcionista?
Após selecionar o currículo, os recrutadores prestam bastante atenção ao “Perfil ou Objetivo Profissional” que resume as informações mais importantes.
Logo após, eles investigam as “Habilidades” que mostram do que a candidata é capaz e se ele preenche os requisitos para ocupar a vaga. Por isso, leia atentamente a descrição do trabalho para ajustar suas competências. A “Experiência Profissional”, também é essencial. Ela comprova sua evolução como secretária recepcionista e a confiança dos outros empregadores.
Não tenho experiência como secretário recepcionista, o que devo mencionar em meu currículo?
Algumas candidatas inexperientes que desejam trabalhar nessa função cometem um erro básico: mentir ou exagerar para impressionar o recrutador. Saiba que, se você for convidada para a entrevista, esses profissionais são treinados e perceberão que você não está falando a verdade. Isso pode ser bastante prejudicial para sua imagem profissional.
Por isso, escolha o formato “funcional” de currículo para deixar sua experiência em segundo plano e valorizar o que você tem de melhor: suas habilidades e treinamentos.
Você também pode mencionar seus interesses pessoais que evidenciem seu engajamento social, trabalho em equipe e dedicação ao ser humano. Atividades voluntárias, comunitárias, prática de esportes, interesse pelas artes e participação em projetos sociais podem ser um diferencial para o seu currículo.
Preciso ter mais de uma versão do meu currículo de secretária recepcionista?
Sim, é muito importante ter mais de uma versão do seu currículo. Uma secretária recepcionista pode atuar em instituições financeiras, de saúde, de ensino, centros comerciais, etc. Ter apenas uma versão do currículo para se candidatar a vagas em setores tão distintos pode ser um grande erro.
Portanto, não desperdice oportunidades. Sempre crie um currículo personalizado para cada vaga, mesmo que elas tenham algumas similaridades. Dessa forma, você aumenta suas chances de passar pelo sistema de rastreamento ATS e garantir que seu currículo seja avaliado pelo recrutador.
Exemplos de currículo
- Currículo de Jovem aprendiz
- Currículo de Primeiro emprego
- Currículo de técnico de enfermagem
- Currículo de Promotor de Vendas
- Currículo de Representante Comercial
- Currículo de Manicure
- Currículo de Motorista de Caminhão
- Currículo de Estágio de Direito
- Currículo de Assistente Administrativo
- Currículo de Caixa de Supermercado
Prepara-se para as novas oportunidades com o seu novo currículo de Secretária Recepcionista
Agora é hora de confiar em você mesma! Com toda a sua experiência, habilidades e os conselhos de nossos especialistas, você está mais do que pronta para criar o melhor currículo de secretária recepcionista da região. Não perca mais tempo! Escolha um de nossos modelos e baixe seu currículo em poucos minutos.
* Bold não é associada à essas empresas.