Já enviou seu currículo para várias vagas e nunca recebeu resposta? O problema pode ser simplesmente o formato do seu currículo. Hoje, muitas empresas usam sistemas automáticos (ATS) para filtrar candidatos. E se o seu documento não for compatível, pode nem chegar às mãos de um recrutador.

Saiba o que é um currículo ATS, como fazer seu CV no formato ATS e escolha um modelo pronto para passar pelos filtros.

Currículo ATS: o que é?

Um currículo ATS é um documento otimizado para passar nos filtros de sistemas de rastreamento de CVs, ou ATS (do inglês: Applicant Tracking System). Trata-se de um software que analisa e classifica os currículos de forma automática, fazendo uma pré-seleção para os recrutadores.

Para passar no filtro ATS de currículo você precisa ter um modelo compatível com os sistemas e um conteúdo com frases de CV otimizadas. Ou, como se diz em inglês, um “ATS friendly CV”.

E por que você deveria se preocupar em ter um currículo para ATS? 95% das empresas participantes no estudo global sobre experiência do candidato da Talent Board utilizam sistemas ATS para filtrar currículos. Esse número varia conforme o tamanho da empresa, mas é inegável que esses softwares são cada vez mais usados.

Saiba o que caracteriza um currículo ATS:

  • Formatação simples: o modelo de currículo ATS usa fontes padrões em um layout simples, sem elementos que possam dificultar a leitura do CV;
  • Palavras-chave: o curriculum vitae ATS inclui os principais termos mencionados na descrição da vaga;
  • Estrutura tradicional: as seções do currículo ATS são intituladas do modo esperado (experiência, educação, habilidades), facilitando para o sistema classificar seu histórico.

Veja a seguir modelos de currículos ATS prontos para você personalizar para a vaga de seu interesse.

Modelos de currículo ATS

Confira 9 modelos de currículo para ATS, todos com layout facilmente legível pelos sistemas de rastreamento de candidatos. Basta escolher um modelo e preencher com seus dados, dando atenção às palavras-chave da vaga de seu interesse.

Como é o currículo com formato ATS

O formato ATS de CV possui um layout simples, que prioriza a legibilidade pelos sistemas de rastreamento. Veja o que torna o modelo de currículo ATS “friendly” e do que você deve fugir para ter mais chances de seu currículo passar.

O que fazer
Layout simples

Use um layout limpo, sem elementos gráficos ou estruturas complexas.

Palavras-chave

Inclua de forma exata os principais termos sobre habilidades, cargos e competências da descrição da vaga, sempre que aplicáveis.

Fontes tradicionais

Use fontes de currículo consideradas padrão, como Arial, Verdana ou Calibri.

Formato compatível

Envie o currículo em formato PDF, sem formatação complexa. Alternativamente, envie em formato .docx, se solicitado pela vaga.

Tipo de CV cronológico inverso

Inclua as seções tradicionais esperadas em um currículo, começando por suas experiências mais recentes.

O que evitar
Gráficos e tabelas

O sistema ATS para currículo pode não conseguir ler elementos como gráficos, tabelas, colunas e imagens.

Ícones e símbolos

Apesar de não prejudicar seu currículo, ícones e símbolos podem ser ignorados, então não os use no lugar de palavras importantes.

Fontes decorativas

Priorize a legibilidade, escolhendo fontes tradicionais em tamanho comum, entre 10 e 12 pontos.

Texto em figuras

O sistema pode não conseguir extrair suas informações escritas dentro de figuras ou caixas de texto.

Formato de imagem

Não envie o currículo em formato .jpg ou .png, pois podem não ser compatíveis com o sistema de triagem de currículos.

Cabeças e rodapés automáticos

Alguns sistemas não leem informações nesses campos.

Como fazer o currículo para ATS

Para fazer um currículo compatível com ATS, opte por um formato simples, sem elementos de design desnecessários, e coloque naturalmente as palavras-chave relevantes da descrição da vaga, quando se aplicam a você. Siga os passos:

  • Formate seu currículo de forma simples

    Essa é a regra número 1 para um currículo ATS: escolha fontes padrão, em tamanho entre 10 e 12 pontos, e foque nas suas informações, evitando ornamentar seu currículo com elementos desnecessários, como gráficos, figuras e tabelas.

  • Use títulos de seção padrão

    Organize seu documento começando pelas seções tradicionais, devidamente marcadas: dados pessoais e de contato, experiência profissional no currículo, educação no CV e habilidades para CV. Faça também um resumo profissional e inclua no currículo seções adicionais relevantes para sua área.

  • Inclua palavras-chave

    Sempre que você tiver a qualificação ou experiência mencionada na descrição da vaga, use as mesmas palavras em seu currículo. Com 59% das empresas tendo dificuldade em contratar e 64% atribuindo isso à falta de qualificação, esse pode ser o diferencial para passar pelo filtro ATS e ser notado.

  • Organize suas experiências em ordem cronológica reversa

    É importante seguir o tipo de currículo mais comum: o cronológico inverso, no qual você lista suas experiências mais recentes primeiro. Para cada experiência profissional, informe seu cargo, o nome da empresa, o período de colaboração e suas principais funções e conquistas em bullet points (formato fácil de escanear).

  • Salve o currículo em PDF

    Envie seu currículo para ser analisado em formato PDF, compatível com sistemas ATS. Você também pode enviar em formato .docx, como um currículo em Word. O importante é que não seja em formato de imagem.

  • Revise antes de enviar

    Um currículo para ATS deve priorizar a legibilidade, por isso verifique se seu documento final está bem formato, sem erros ortográficos e com datas consistentes de sua jornada profissional.

Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz Gemignani

Beatriz é redatora e especialista em carreira, com formação em Letras pela Universidade de São Paulo e experiência em produção de conteúdo voltado para o mercado de trabalho. Sua escrita reflete tanto o domínio técnico quanto a atenção às nuances da comunicação profissional.

Envie um currículo compatível com ATS

Um bom currículo mostra quem você é. Um currículo ATS permite que alguém veja isso. Ao seguir as boas práticas que mostramos e escolher um modelo otimizado para ATS, você aumenta suas chances de avançar para as próximas etapas.

Modelo de currículo ATS

* Bold não é associada a essas empresas.
**Usuários de nossas ferramentas foram anteriormente contratados por essas empresas.